top of page
Foto do escritorNara Hing

5 MANEIRAS DE TRATAR O BRUXISMO




O que é Bruxismo ?



É uma movimentação anormal da mandíbula, que faz com que as pessoas tenham o hábito que de ranger, ou esfregar os dentes superiores contra os inferiores ,que pode ser observado tanto adultos quanto em crianças.


Este hábito pode ser tanto noturno quanto diurno.


Quando o hábito de ranger os dentes é somente noturno, a pessoa só descobre o problema quando visita o dentista ou quando dorme com outra pessoa e a pessoa nota o ranger de dentes durante o sono.


Na maioria das vezes o bruxismo noturno é detectado quando os dentes do paciente bricomaníaco (nome que se dá a pessoa que sofre de bruxismo) já se apresentam bem desgastados ou com dentes quebrados.


Nem sempre quem apresenta bruxismo noturno faz barulho durante à noite, por isso muitas vezes não adianta perguntar para o parceiro que dorme com você se escuta algum barulho enquanto você dorme !

Acredita-se que entre 5- 37% da população apresente bruxismo noturno detectável e que 75% da população apresente algum grau de bruxismo.



CAUSAS DO BRUXISMO



Ele pode ser causado por múltiplos fatores.


Até agora ainda não se provou que haja um único fator que cause o bruxismo.


Durante muito tempo acreditavam que o uso de próteses fixas ,removíveis ou implantes poderiam ser a causa do bruxismo, mas não houve comprovação até hoje dessa relação.


Muitos acham que o stress, problemas para dormir, problemas psicológicos como por exemplo a ansiedade podem ser causadores do bruxismo.


Antigamente achavam que a principal causa do bruxismo seria problema de oclusão, ou seja um problema provocado por contatos incorretos entre a arcada superior e a arcada inferior.




TRATAMENTO


Não existe um tratamento único e efetivo.


Para o tratamento do bruxismo diurno ,usamos mais as terapias pra mudança de comportamento. Técnicas de relaxamento em geral.


O bruxismo diurno provoca bem menos dano se comparado ao bruxismo noturno, pois a pessoa percebe que está rangendo os dentes e procura parar voluntariamente, enquanto no bruxismo noturno a pessoa não consegue evitar a atividade de ranger ou esfregar os dentes.



5 TRATAMENTOS PARA O BRUXISMO



1) TÉCNICAS DE COMPORTAMENTO


Técnicas para relaxamento e controle do stress e ansiedade podem ajudar no controle do bruxismo



2) USO DE PLACA


A placa não impede que o bricomaníaco ranja os dentes,mas ela impede o desgaste dos dentes, previne fraturas dentárias e pode aliviar os sintomas de dores da articulação temporo mandibular(articulação da mandíbula),dores de cabeça e dores nos músculos usados para a mastigação.


A orientação é que se faça o uso da placa toda vez que for dormir.


Ela não incomoda muito, e a maioria dos pacientes que deixam se usá-la alegam preguiça de coloca-la, ou acham que não vai fazer muita diferença, e só percebem a a verdadeira importância do seu uso quando veem que um dente quebrou ou quando seus dentes estão excessivamente desgastados.


Já observei e tratei de muitos casos de bruxismo, em que o paciente apresentava problemas endodônticos ( problema de canal), devido ao desgaste do dente ter sido tão grande que chegou a tingir o canal radicular.


Já tratei também de pacientes que queriam uma solução estética, pois seus dentes anteriores estavam com uma perda de 50% da sua altura devido ao desgaste provocada pelo bruxismo.


É muito importante o uso da placa em caso de bruxismo, pois isso evita prejuízos para sua saúde, sua estética ,além de obviamente evitar que seu bolso sofra com tratamentos mais trabalhosos e caros.





3) TERAPIA MEDICAMENTOSA


Alguns ansiólíticos são usados nos casos de bruxismo severo.




4) INJEÇÃO DE TOXINA BOTULÍNICA ( BOTOX )


Nos casos de bruxismo severo o uso do botox nos músculos masseter ou temporal pode ajudar a combater o bruxismo severo.


Ele tem que ser aplica do em um intervalo de 3 a 6 meses.


O seu deve ser bem avaliado,pois efeito colateral do seu uso é a dificuldade de deglutição e os estudos indicam que ele não suspende o bruxismo por muito tempo.




5) ESTIMULAÇÂO ELÉTRICA TRANSCUTÂNEA ( TENS )DOS MÚCULOS DA MASTIGAÇÂO


Esta terapia em muitos casos diminui a frequência e a duração dos episódios de bruxismo e alivia as dores das articulações.


Ela produz alterações na tensão muscular, o que poderia melhorar o bruxismo. Muitos estudos comprovam m melhoras nas dores da ATM (articulação temporomandibular )



VOCÊ TEM BRUXISMO ?





SINTOMAS DO BRUXISMO


Dentes desgastados.


Músculos da mastigação doloridos de ambos os lados da cabeça ( músculo masseter, que fica na região das bochechas e músculo temporal, que se localiza acima da orelha, na lateral da cabeça).


Dentes quebrados.


Dor na Articulação temporo mandibular (ATM).


Travamento da mandíbula ao acordar (dificuldade de abrir a boca ao acordar).


Dores de Cabeça (principalmente na região lateral da cabeça).


Dores de Dente.


Aceleração da Perda Óssea em pacientes que tem doença periodontal.


Mobilidade Dentária ( dentes moles ).


Quebra frequente de restaurações ,blocos ou coroas .



FONTES DE PESQUISA:


Bruxism and prosthetic treatment: A critical review .Author links open overlay panelAndersJohanssonDDS, PhDaRidwaanOmarBSc, BDS, LDSRCS, MSc, FRACDS, FDSRCSEdbGunnar E.CarlssonDDS PhDc

Efeito da estimulação elétrica contínua sobre o sistema estomatognático de pacientes portadores de bruxismo de Caroline Kappes (2014)


#bruximo#bricomaniaco#dentedesgastado#dordecabeca#placaoclusal#placadebruxismo#placadebruxismoacrilica#placadebruxisosilicone#placadeprotecao#tratamentobruxismo#sinaisbruxismo#tratamentobruxismo#dentequebrado#dentefraturado#protesecopacabana#dentistacopacabana#coroacopacabana#protesedentaria#dentistacopacabana#dranara





Comments


bottom of page