Neste caso temos uma paciente que possuía um dente molar, cujo canal havia sido tratado e devido a um esforço mastigatório intenso fraturou o dente em questão.
Os dentes com canais tratados tem sua irrigação ( entrada e saída de sangue interrompida), o que torna esses dentes mais susceptíveis a fraturas.
A paciente procurou atendimento, pois o bloco que havia sido colocado após o endodôntico (tratamento de canal) havia se soltado.
Caso o bloco estivesse apenas solto, a recimentação do bloco teria resolvido o problema ,mas devido a fratura dentária no sentido vertical a extração era a única solução.
Foi oferecido à paciente algumas alternativas de tratamento após a extração dentária.
- Colocação de um Roach
-Colocação de um implante
Foi descartado por ser mais demorado, a pesar de ter mais ou menos o mesmo custo financeiro de uma ponte metalocerâmica e ter a vantagem de não precisar desgastar os dentes vizinhos ao dente ausente.
-Colocação de Ponte Fixa Metaloplástica
Essa opção foi descartada ,pois a ponte metaloplástica é feita de metal coberto com resina, e a resina utilizada é um material que não é tão resistente quanto a porcelana.
Devido a falta de resistência mecânica não recomendamos a confecção de coroas ou pontes fixas revestidas em resina, ou seja que a ponte ou a coroa tenham a sua superfície oclusal ( parte de cima do dente ,onde ocorre a mastigação ) coberta com resina.
O ideal para que não haja fratura da coroa é que somente a superfície vestibular (parte da frente) seja coberta com resina.
Devido a desvantagem estética ( o dente fica com aspecto de ter sido obturado com um material metálico ) a paciente optou por uma ponte metalocerâmica.
-Colocação de Ponte Fixa Metalocerâmica
Essa foi a opção escolhida, pois a paciente não queria aguardar muito tempo para ter seu dente substituído e o implante iria realmente demorar mais tempo para um trabalho definitivo.
PASSO A PASSO APÓS FRATURA ATÉ A COLOCAÇÂO DA PONTE FIXA METALOCERÂMICA
1) Preparo dos dentes vizinhos e colocação de ponte fixa provisória
2) Extração do dente fraturado e recimentação da ponte provisória
3) Moldagem da ponte fixa definitiva 3 semanas depois. Aguardamos este tempo para melhor cicatrização da área em que houve aextração.
4) Prova da estrutura metálica interna ( 1 semana depois ) .Esse intervalo depende do tempo que o protético demorar para entregar a prótese.
5) Cimentação da prótese definitiva.
Neste caso a cor da porcelana escolhida foi mais clara que os dentes naturais da paciente, pois ele pretende fazer clareamento posteriormente.
Se você gostou deste post compartilhe e deixe seu like !
#dentequebrado#dentefraturado#quebreiodente#denteprovosorio#provisoria#implante#protesesfixas#tiposdecoroas#melhorcoroadentaria#coroadeporcelana#coroadeceromero#coroaderesina#coroadeceramica#faceta#bloco#protesecopacabana#dentistacopacabana#coroacopacabana#protesedentaria#dentistacopacabana#dranara
Comments